01 a 03 de julho – Mostra dos Alunos dos cursos de Técnicos em Instrumento ou Canto do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre. Semana dedicada a Luiz Gonzaga, Rei do Baião. No auditório do Conservatório, às 20h40. Entrada gratuita.
02 de julho – Filme “Nada será como antes”, documentário musical sobre o Clube da Esquina, dirigido por Ana Rieper. Às 19h, no Cine Sesc de Pouso Alegre. Mediação do professor Beto Silva e do músico e compositor João Vítor Junqueira. Entrada gratuita.
03 de julho – Oficina “Canto e Musicoterapia”, com Danielle e Cacau Vitoriano, no Sesc Pouso Alegre, das 18h às 22h. Inscrições gratuitas. Atividade do Sonora Brasil, edição 2025, do SESC em Minas.
03 de julho – Filme “Aleluia – O Canto Infinito do Tincoã”, com a direção de Tenille Bezerra. A narrativa acompanhando o processo de composição do segundo disco de Mateus Aleluia. Não recomendado para menores de 12 anos. No CineSesc de Pouso Alegre, às 19h. Entrada gratuita.
04 de julho – Palco Sesc com os músicos pouso-alegrenses Raimundo Andrade e Matheus Macedo. Às 19h, no Teatro Municipal de Pouso Alegre. O show abre o Projeto Sonora Brasil do Sesc em Minas. Entrada gratuita.
04 de julho – Espetáculo Apejó, com Mãe Beth de Ogum, Surama Ramos e Henrique Albino, com o encontro musical da ancestralidade e da música contemporânea. Às 20h30, no Teatro Municipal de Pouso Alegre. Projeto Sonora Brasil, do Sesc em Minas. Entrada gratuita.
04 de julho – Simpósio Capoeira na Educação. Programação do Festival Tereza de Benguela, da Abadá Capoeira. Às 18h, no Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre.
05 de julho – Vivência Cultural de Jongo. Programação do Festival Tereza de Benguela, da Abadá Capoeira. Às 10h, no Colégio Pouso Alegre.
05 de julho – Batizado e troca de cordas de capoeiristas. Programação do Festival Tereza de Benguela, da Abadá Capoeira. Às 15h, no Colégio Pouso Alegre.
05 de julho – Documentário “O caminho do tambor: um retorno ancestral”, de Débora Fonseca. Quinta exibição pública na Estação Cidadania, Complexo CEUS, em Pouso Alegre, às 16h.Projeto viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria de Cultura de Pouso Alegre. Entrada gratuita.
06 de julho – Roda na Feira. Programação do Festival Tereza de Benguela, da Abadá Capoeira. Às 10h, no Pátio da Rodoviária, em Pouso Alegre.
12 de julho – “A palavra muda”. Abertura da exposição de Laura Conti, na Galeria Artigas, em Pouso Alegre, das 16h às 20h. Evento patrocinado pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio do edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Superintendência de Cultura.
12 de julho – O caminho do tambor: um retorno ancestral. O documentário de Débora Fonseca será exibido, às 16h, no Núcleo de Umbanda Pai Cambinda, na Rua Bento Dória Ramos, 1806, Santa Edwiges, em Pouso Alegre.
12 e 13 de julho – Rock in PA. Na Praça de Esportes (Rosão), em Pouso Alegre. Feira, adoção de pets, saúde e… rock, com as atrações: The Silas, Frejat, no sábado; e Offence, Santa Session e Special Queen (cover), no domingo. Entrada gratuita e esquema especial de trânsito e transporte público.
14 a 19 de julho – 8ª Semana de Fotografia de Pouso Alegre, com palestras, debates, exibição de filme e uma saída fotográfica para colocar o olhar em movimento. Promovido pelo Foto Clube de Pouso Alegre. No Sesc Pouso Alegre. Entrada: 1kg de alimento não perecível.
15 de julho – Audição de guitarra e contrabaixo, com a colaboração do Departamento de Bateria, no Auditório do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, às 19h30. Entrada gratuita.
18 a 20 de julho – Circuito SESC Amantikir, em Pouso Alegre.O maior circuito de jazz, blues e música instrumental brasileira do Brasil. Shows com Hamilton de Holanda Trio e Rodolfo Guilherme Quinteto, entre outros. Na Av. Tuany Toledo. Entrada gratuita.
19 de julho – 1ª Mostra Pipoca com Manteiga, de curtas, em Careaçu, a partir das 17h, na Praça José Procópio Junqueira. Entrada gratuita e com pipoca no pacote. Promoção da Manteiga Filmes. Serão exibidos cinco curtas-metragem de ficção, produzidos na região.
20 de julho – Festival Raízes de Dandara. Uma celebração ancestral, potente e cheia de axé! A partir das 14h, na Praça João Pinheiro, em Pouso Alegre. Música, DJ, oficina de dança, poesia, brechó, trancista e muito mais. Promovido pelo Coletivo Negro Raiz de Baobá. Ação cultural apoiada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
24 de julho – Filme: A real face do espelho. De Rebeca Senna, o curta metragem conta a história de uma mulher que escolhe romper o ciclo, não aceitar as imposições sobre seu corpo, sua vida, sua liberdade. Classificação indicativa: 14 anos. No Sesc de Pouso Alegre, às 19h. Gratuito. Após a exibição, a diretora conversa com o público.
24 de julho – Show K2, banda com Pedro Cezar, uma das mais longevas do Sul de Minas, com música autoral. Programação do Festival de Inverno de Poços de Caldas. No Parque José Affonso Junqueira, em Poços de Caldas, às 21h. Gratuito.
25 de julho – Show “Sede de viver tudo”. Uma homenagem da Banda 2° DP ao Clube da Esquina. Programação do Festival de Inverno de Poços de Caldas. No Parque José Affonso Junqueira, em Poços de Caldas, às 21h. Gratuito.
27 de julho – Viola cantante, com Paulinho Franco. A expressividade e riqueza sonora da viola caipira. Na programação do Festival de Inverno de Poços de Caldas, no Instituto Moreira Salles (IMS) Poços Jabuticabeira, às 10h. Entrada livre e gratuita, mas com lugares limitados.
*Volte durante o mês aqui, que vamos inserindo novos eventos!!!
